Filme: Ulysses, ou Odisseu!

ifxytx

Da Grécia Antiga temos muitas coisas, mas quando falamos de literatura, nada barra Ilíada e Odisséia, de Homero. Esses poemas épicos, cheios de heroísmo e mitologia, fazem a imaginação de pesquisadores e leigos, então não podíamos deixar passar em branco o filme Ulysses, com o ator e galã Kirk Douglas.

Esses dois textos foram escritos por Homero, que muitos acreditam sem um pseudônimo para mais de um autor, e contam a história da Guerra de Tróia – Ilíada – e da volta de Odisseu (ou Ulisses, como ficou mais conhecido para nós) para Ítaca, onde era rei, após a guerra. São textos marcados pelo heroísmo, pela ideia de homens com poderes superhumanos, que estão num meio termo entre os deuses e a terra.

Os textos também são marcados pela influência direta dos deuses nos acontecimentos da vida prática – eles aparecem em sonhos, ou em momentos que os heróis estão sozinhos, dando conselhos, fazendo pedidos ou contando segredos. Assim, a forma como a guerra se dá, bem como os desafios de Ulisses ao voltar para Ítaca, são uma mistura de realidade com mitologia, demonstrando o quanto a religião era arraigada à sociedade grega antiga, e não apenas explicava os acontecimentos cotidianos, mas os guiava também.

Alguns autores, como Jaeger, em seu livro PAIDÉIA, consideram que as obras de Homero, mais do que relatos de acontecimentos reais e fantásticos, eram uma forma de se explicar e explicitar os valores sociais necessários ao homem grego, e as consequências para aqueles que não seguissem os ensinamentos.

Apesar da qualidade visual do filme não ser tão boa quanto a das tecnologias atuais, o filme faz um retrato bastante interessante da história escrita por Homero, e é imperdível para aqueles que desejam entender a relação entre a vida cotidiana dos homens gregos e a religião e os deuses gregos.

Ulysses

Veja mais em…

Sinopse do filmow: Esta obra cinematográfica é baseada no histórico documento narrativo “A Odisséia”, escrito por Homero. Aqui Ulysses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos de guerra na batalha por Tróia, a uma jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope (Silvana Mangano), depois de ter perdido da frota de navios durante uma tempestade. Em sua Odisséia, ele percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando batalhas contra o gigantesco ciclope Polifemo, soldados, encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Poseidon, e derramando seu sangue e suor para tentar permanecer vivo, mesmo já tendo perdido todos os seus companheiros. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrente o último e mais perigoso desafio…

Diretor: Mario Bava e Mario Camerini                              Ano: 1954

Link do filme no Youtube, com legendas: Ulisses: A Odisseia

Anúncios

Opine também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s