Cidade perdida… Encontrada!

Em 2014 pesquisadores revelaram a cidade perdida Mahendraparvata, no Camboja. A cidade faz parte do complexo religioso de Angkor Wat, com uma extensa estrutura urbana que incluíam canais, pontes e ruas. A cidade estava perdida debaixo de uma densa camada de floresta fechada.

Desde o século XIX o templo de Angkor é conhecido por alguns pesquisadores, moradores e religiosos locais, porém não se tinha ideia da grandiosidade de suas construções! A equipe usou um método de mapeamento e detecção de estruturas físicas e alterações morfológicas do solo por laser chamado LiDAR. descobriram que o tamanho do templo chega a 3.000km², e sua população foi estimada em 20.000 pessoas

A nova desocberta aumentou o número de espaços sagrados, de passagem e de convivência do complexo, se tornando o maior e mais bem conservado complexo urbano religioso da humanidade.

Angkor tem uma importância muito grande na vida dos cambodjanos. Além de representar seu passado, é um local de muita espiritualidade, onde muitos vão para rezar e meditar. Angkor representa, também, um pequeno ponto de união num país divido por diversas guerras – período de terror que terminou apenas em 1998. Ele representa o poder e o auge de uma dinastia que governou o país em época que reinou uma cultura muito rica.

A fim de reunir o país, a primeira coisa que o concelho fez foi apelar para a comunidade internacional conservar e proteger Angkor. (Unesco, p. 14)

Angkor é hoje local de disputa, também, por questões financeiras: a visitação do templo se tornou uma mina de ouro para o país. Parece um local lindo para visitar, e a história da civilização que o construiu parece muito rica, como das várias civilizações antigas asiáticas.

Porém, ficamos por aqui com essa descoberta, mostrando a grande ajuda que é a tecnologia para as pesquisas históricas, uma ferramenta ainda pouco explorada.

Beijs, gatinhos.

Saiba mais em…

Mais informações deixamos aqui alguns links sobre essa descoberta:

Angkor’s role in the search for a lost unity – Unesco

Scientist use lasers to discover ancient lost city –  IFLScience

Laser descobre ‘Atlântida’ perdida em selva – BBC Brasil

Cidade perdida há 1200 anos é encontrada em florestas do Camboja – Super Interessante

Anúncios

Opine também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s