Dia do Origami!

Essa semana, no dia 11/11/2015, o Japão comemorou o Dia (Mundial) do Origami. A data foi escolhida pela Nippon Origami Association (em japonês) do Japão, país onde o origami foi criado e difundido, até alcançar o mundo todo. Outros países comemoram a data, que é também o dia de esperança pela paz.

Origami é uma forma de dobradura feita a partir de um único papel perfeitamente quadrado, onde recortes, desenhos e colagens não são permitidos (tradicionalmente). Com vários níveis de dificuldade, essas dobraduras costumam representar a natureza ou coisas do cotidiano, e tem uma grande simbologia por trás.

A história do origami remonta à Corte Imperial japonesa (apesar de alguns defenderem que é ainda mais antiga, da época da criação do papel na China). No início o papel era um produto extremamente caro e mais grosso e duro, e assim era praticada apenas por adultos da elite. Depois ela passa a ser ensinada em escolas, onde apenas crianças também das classes mais altas frequentavam. Por fim ela passa a ser difundida para toda a população e se torna uma arte tradicional japonesa.

O origami é considerado uma arte, e possui vários benefícios para a saúde, tais como: desenvolver a criatividade, o senso de espacialidade, a atenção e concentração, o raciocínio geométrico e as atividades motoras. É usada como atividade para diversas idades, de crianças a idoso, seja por hobby, diversão, ou por questões de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida.

A dobradura mais conhecida no origami é a do Tsuru, representação do pássaro Grou, típico do Japão.

O grou é considerado um tesouro nacional japonês, sendo uma ave sagrada que representa a longevidade e a paz; para alguns, também simboliza o amor conjugal, por ser uma ave “monogâmica”. Ela é também sagrada para os chineses, simbolizando a sabedoria e o paraíso.

Outros elementos também tem grande significância. A tartaruga representa longevidade, o sapo representa amor e fertilidade e, em algumas crenças, riqueza.

Há uma lenda que diz que se você dobrar 1000 Tsuru você receberá paz, saúde e coisas boas na sua vida. Cada versão apresenta especificidades diferentes, mas todas tem em comum a ideia de que tais dobraduras darão boa sorte. Essas lendas remontam à história de Sadako Sasaki, uma das várias crianças atingidas pela bomba de Hiroshima (em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial), que 10 anos depois foi diagnosticada com um tipo de Leucemia que lhe deu apenas mais 1 ano de vida, como consequência de sua exposição à radiação das bombas.

Sasaki, ao saber da simbologia do pássaro grou e sua relação com a dobradura do Tsuru, se empenhou em fazer Tsuru, buscando por saúde e paz. Sua ideia era fazer mil Tsuru para que seu desejo se tornasse realidade. Sasaki não conseguiu cumprir seu desejo, morrendo com 12 anos, antes de completar os 1000 pássaros, mas ficou como imagem de perseverança e das consequências da guerra, em busca pela paz.

Estátua em homenagem à Sadako Sasaki e à todas as crianças vítimas das bombas, em prol da paz.

Eu sempre adorei Origami, cresci fazendo essas dobraduras, seja com colegas, seja com meu pai, que tinha vários livros e comprava papeis próprios para origami e fazíamos juntos. Isso há uns 10, 13 anos atrás. Hoje já não me lembro direito como faz, mas tenho certeza que reaprenderia muito fácil, pois humildemente tenho muita habilidade para dobraduras e artes manuais do tipo. ;P

Abaixo algumas fotos das dobraduras que fiz na época e guardei. São Tsuru e tartarugas.

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Tenho duas histórias sobre Tsuru e Origami para contar, bora lá?!

História 1

Nessa época que eu fazia muito origami com meu pai, meus pais tinham se separado há pouco tempo e íamos para a casa do meu pai de 15 em 15 dias. Meu pai tinha que encontrar algo para fazer comigo e meu irmão, claro, pois éramos pequenos e estávamos nos acostumando à ideia de ter duas casas, e em uma delas não ter quase nada realmente nosso.

Ao mesmo tempo, meu pai estava montando uma nova casa e ele sempre foi muito sensível com isso, buscando utilizar bem os espaços com móveis e decorações bonitas e todas combinando harmoniosas. Sendo uma casinha bem pequena essa dele, o espaço entre a sala e o quarto não tinha porta. Então ele resolveu fazer uma cortina de tsuru para separar os dois espaços. Eu fiz várias das dobraduras da cortina, de várias cores diferentes, e ele montou, com miçangas e tsuru. Ficou linda e eu adora ele simplesmente MUITO.

História 2

Quando eu tinha 14 anos eu comecei a namorar um garoto de 16, e foi o meu relacionamento mais longo até hoje, durando 2 anos e meio. Éramos adolescentes extremamente apaixonados, melosos mesmo. Em um momento do nosso relacionamento, não lembro bem se em um aniversário meu ou de namoro, ele me deu uma caixa de papelão toda decorada; dentro, 1000 tsuru dobrados em papel branco e um bilhete no fundo da caixa, com uma declaração de amor, um poema que ele tinha escrito para mim. Own :3


Nesse link voce pode ter inspiração para outras dobraduras ❤

13 dobraduras

Saiba mais em…

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-11/historia-hoje-japoneses-celebram-o-dia-do-origami

11 de novembro – Dia Mundial do Origami

História da Estátua das Crianças da Bomba Atômica

O simbolismo do Grou no Japão

Opine também!

