Dicas Uteis #2 – PostCrossing

Oioioi gente! Hoje eu vim fazer um post diferente, que entra numa outra série do blog, que é a série de Dicas Uteis. Decidi recomeçar ela com um post sobre a plataforma PostCrossing, bora lá?

O PostCrossing é uma plataforma online gratuita, como uma rede social, para trocas de cartões postais entre pessoas de todo o mundo. Você se cadastra com nome, foto e endereço – é importante não errar nem deixar nada faltando no seu endereço. Você também deve escrever um texto de perfil dizendo as coisas que você mais gosta e as que não gosta – assim as pessoas poderão ler e escolher cartões que te agradem.

ATENÇÃO!! Escreva em inglês e esteja ciente de que esta é a língua universal do PostCrossing e a maior parte das mensagens que chegarão para você serão em inglês. Imagina alguém da China te enviando um cartão em chinês hehehe vai ser difícil, né? Se você tiver conhecimento de outras línguas você pode colocar no seu perfil todas as que você entende.

Depois de se cadastrar, você tem um passo a passo a seguir, vou colocar aqui abaixo direitinho 😉

Passo 01 – Enviar cartões: Sorteio

Depois de se cadastrar, ao fazer login, você verá uma barra de ferramentas à esquerda, abaixo da sua foto. Ele é dividido em grupos de ferramentas, separadas por uma linha horizontal. No primeiro grupo você tem um link para sua homepage, ou seja, seu perfil, e em seguida o “send a postcard”, que é para enviar cartões.

PostCrossing barra de ferramentas

Clicando nele, você entra numa página com as instruções para enviá-los: o site faz um sorteio e te indica uma pessoa, dando o nome, endereço e ID para você enviar seu cartão. Na primeira vez que você sorteia, você tem um máximo de 05 cartões para sortear – conforme seus cartões chegam ao destino, o número de sorteios que você pode fazer aumenta. No nosso passo 03 e no passo extra vamos ver um pouco mais sobre tudo isso.

O importante do sorteio é, também, que se você não enviar seus cartões, também não receberá. Típico é dando que se recebe, sabe? rs

Passo 02 – Enviar cartões: postcard ID

Toda vez que você enviar ou receber um cartão, verá um postcars ID. É um código composto por duas letras (que simbolizam o país – BR para Brasil, US para Estados Unidos, GE para Alemanha, RU para Rússia e por aí vai) e um número, que pode ter de 3 a 8 algarismos.

Não esqueça de escrever a ID no cartão que você enviar!!

Esse ID é necessário para o controle de quais cartões sorteados chegaram ao seu destino ou não, quantos cartões são enviados ou recebidos por cada pessoa ou em cada país, e também para ligar as pessoas, através de seus perfis, dentro da plataforma. Antes de receber o seu cartão a pessoa não saberá quem é você. O PostCrossing trabalha com a surpresa. E eu amo isso, pois cada vez que chega um cartão eu fico animada para saber da onde veio, ver a imagem e ler a mensagem.

Enfim, você não escolhe para quem vai enviar muito menos de quem vai receber.

Na imagem abaixo eu mostro um detalhe importante. Na página de editar seu perfil voce encontra algumas configurações. Essa caixinha está te possibilitando sortear pessoas de um mesmo país para enviar seus cartões. Eu deixo sempre ela desativada, pois gosto de enviar para lugares diferentes, mas se você preferir ir nos correios e enviar tudo pra um mesmo país, ative-a.

PostCrossing

Passo 03 – Registrar cartões

No mesmo primeiro grupo da barra de ferramentas abaixo da sua foto você vai ter a opção “Register a postcard”. Essa opção é para você registrar o ID do cartão que outra pessoa te enviou! Você pode também mandar uma mensagem de agradecimento a essa pessoa.

Passo extra – Direct Swap

Nos perfis que você acessar você verá que há a opção de “direct swap” e a indicação da pessoas “yes (sim)” ou “no (não)”, que nada mais é do que o interesse em trocas de cartões e mensagens fora do sistema do PostCrossing. Se você e a pessoa forem interessadas, podem trocar mensagens e endereço pela plataforma e se divertirem trocando correspondências por fora.


No segundo grupo de ferramentas você pode, na ordem, visualizar uma lista 1) dos cartões seu que estão “viajando”, ou seja, que você sorteou mas ainda não chegaram ao destino/não foram registrados pelos receptores, 2) dos cartões enviados que foram recebidos pelos destinatários e 3) dos cartões que você recebeu e registrou.

No terceiro grupo você vê links para acessar o seu perfil e no quarto para edita-lo.

Lá em cima, ao lado da sua foto, tem sempre uma mensagem de olá em línguas diferentes. Hoje a minha está “Ni Hao, Luiza!”, isto é, “olá, Luiza!” em Mandarin! Divertido!


Eu espero que vocês tenham gostado da dica. Eu participo do PostCrossing desde janeiro, apenas, e to adorando trocar ideias e mensagens com vários cantos do mundo, recebendo imagens muito diferentes!

Para quem interessar, meu perfil é esse: https://www.postcrossing.com/user/luhmoretti

Eu vou tentar fazer um post por mês mostrando os cartões que recebi naquele mês 🙂

Espero que vocês tenham gostado e se interessando.

Beijos!

Anúncios

3 comentários sobre “Dicas Uteis #2 – PostCrossing

Opine também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s