Filme: A guerra do fogo

Esse filme, do renomado diretor Jean-Jacques Annaud, lançado em 1981, busca apresentar a vida na Idade da Pedra e as mudanças que os povos dessa época passaram até chegarem ao nosso estágio de desenvolvimento. Apesar de muitas cenas bastante cômicas – para não dizer ridículas -, e um teor um pouco alto de imprecisão histórica, o filme traz elementos interessantes para pensarmos o desenvolvimento dos seres humanos e da vida em sociedade, além da importância de certos elementos – no caso, o fogo como principal – para que isso se sucedesse.

Com um olhar crítico e compreensivo (de que as informações conhecidas na década de 80 sobre a pré-história é bastante diferente do conhecimento que temos hoje), guerra do fogo é bastante significativo para termos como referência visual para aquilo que provavelmente nunca poderemos reconstituir completamente.

Mostrando a mulher como um ser mais frágil, que precisa de proteção mas que ao mesmo tempo pode ser usada e abusada, o filme vai de encontro, por exemplo, com pesquisas novas como a que apresentamos no post Igualdade entre gêneros: realidade antiga, luta atual, sobre o papel fundamental da igualdade entre homens e mulheres na vida de grupos nômades e semi-nômades em prol de sua sobrevivência. Porém dá boa ideia da importância de uma tecnologia que hoje não poderíamos nem saberíamos como viver sem: o fogo!

Veja mais em…

Sinopse do filmow: A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.

Diretor: Jean-Jacques Annaud                                          Ano: 1981

Link para o filme: Guerra do Fogo

Anúncios

Opine também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s