(Falta de) esmalte da semana!

Ola pessoas lindas 💚

Semana passada e essa semana foram diferentes das outras! Cheguei no esmalte da semana 15 e precisava de um tempo pra cuidar das unhas, então vou deixar alguns dias sem esmalte, fazendo hidratação nas unhas e cutículas e deixando-as respirar!

Desde que tirei o gel das unhas elas estão se recuperando. Já cresceram bem, mas ainda estão fracas e quebradiças, e por isso é bom cuidar. Na foto abaixo, que postei no meu insta, eu mostrei como ela estava no dia 08 de outubro:

Como vocês podem ver, ela tinha manchinhas que não eram de esmalte, eram mesmo de uma unha pouco nutrida ainda. Também estavam finhas e fracas, com ondulações e coloração ruim. As cutículas tinham sido porcamente retiradas (só o excesso) uma semana antes e estavam escamando e secas.

Bem, eu passei a semana hidratando e a foto abaixo é de ontem:

Dá pra ver que as unhas já não tem tantas ondulações e não estão tão finas, mas ainda estão com variações de cor e manchinhas (menos). Elas passaram a semana toda quebrando muito, mas acho que faz parte da recuperação; quebram e crescem mais fortes. Por isso decidi ficar uma semana mais com o tratamento e ver se faz mesmo diferença!

Assim, vamos falar um pouco de cuidados com as unhas??

Confesso pra vocês que eu nunca liguei muito pra isso. Afinal, segundo a crença popular, unha é célula morta, certo? mas errado! Temos que cuidar delas assim como cuidamos dos cabelos. As unhas são irrigadas por vasinhos de sangue e podem ser porta de entrada de nosso corpo para bactérias e outras substâncias, além de ficarem na parte mais ativa e social do nosso corpo, as mãos. É com as mãos que fazemos quase tudo, elas participam de quase todas as nossas atividades de uma forma ou de outra, e noa auxiliam muito e, assim, entram em contato com tudo que o mundo externo pode nos oferecer, e as unhas ajudam a proteger nosso corpo dessas substâncias exteriores.

Bem, as cutículas, aquelas pelinhas mais fininhas que ficam ao redor das unhas tanto nas laterais e, principalmente, na base das unhas, ajudam a fixar as unhas na carne e também a proteger essa área de contato. Imagina um corte na sua pele; você faz um curativo. Agora pense, porque você faz esse curativo? para não deixar ele aberto e exposto, certo? A cutícula é mais ou menos esse curativo, ela protege o “corte” que é a região que a unha sai da carne/pele. Ela é tão importante quanto a própria unha!

Alguns cuidados são importantes ao cuidar da sua unha: lavar e limpar bem, principalmente por baixo, tirando as impurezas mesmo quando elas não aparecem; hidratar, principalmente as cutículas (com cremes de mão, mas há cremes e ceras no mercado próprias para cutículas); evitar contato em excesso com substâncias como sabão, saliva, acetona, detergentes e outros produtos de limpeza; evitar retirar as cutículas (pelo que pesquisei, não é um hábito muito saudável e é típico apenas das brasileiras, no mundo todo! além dos problemas de proteção, ele pode trazer problemas pelo manuseio incorreto dos materiais utilizados, etc), entre outros. Na imagem abaixo tem 10 passos para ter unhas e cutículas belas e saudáveis!

Não gosto/concordo/faço todos, mas é bom para termos alguns parâmetros, né?!


E vocês, o que fazem para cuidar das unhas e cutículas??

me contem aqui nos comments 😉

Beijos!

Anúncios

3 comentários sobre “(Falta de) esmalte da semana!

  1. Eu não sabia que unhas de gel geram tanto transtorno :O
    Quanto às cutículas, eu não as retiro, sempre que faço isso elas ficam avermelhadas, com sinais de irritação, então eu apenas empurro com um palitinho, assim elas ficam mais disfarçadas.
    Gostei bastante do post, das dicas de cuidados! Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é! Eu também não tinha ideia que as unhas de gel davam esse transtorno todo quando decidíamos tirar e não usar mais ¬¬ bem chato… as cutículas tinha tempo que eu não tirava também, mas sabe como é manicure, cara, elas enchem o saco. Agora que sei que faz mais mal que bem, não vou tirar mais. Vou cuidar pra elas ficarem boas e aí voltar a só empurrar, igual você!
      Que bom que gostou 😀 Beijoss

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu não imaginava que unhas de gel faziam isso, vou passar longe delas rsrs entendo, manicures sempre tiram as cutículas. Tente fazer isso, apenas empurrá-las.
        🙂
        Beijos!

        Curtido por 1 pessoa

Opine também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s