Dicas Uteis #3 – organização!

Oi meninas!!
Hoje eu decidi fazer para vocês mais um post da série de dicas uteis e vou mostrar um programa que eu achei muito interessantes e que uso no meu dia a dia para ajudar a manter compromissos. O nome dele é Habitica, vem conferir!

Habitica!

Habitica logo
Tá em inglês, mas o site tem todo em português assim que você faz o cadastro 🙂

Habitica é uma plataforma online, em estilo RPG, para você organizar suas tarefas diárias e mensais. Ele tem o APP (para Android e iPhone) e tem o site, que você acessa pelo navegador mesmo. Eu vou dizer os prós e contras depois, mas já vale dizer que prefiro o site!
Bem, você começa ele criando uma personagenzinha com tipo e cores de rosto, corpo e roupa. Aos poucos o seu personagem vai ganhando experiencia e passando de nível (eu estou no 56, já, e entrei em janeiro!).
Ao chegar no nível 10 você escolhe que tipo de personagem quer ser: mago, guerreiro, curandeiro ou ladino. Segura aí, vou falar delas daqui a pouco.
Bem, para ganhar experiência você precisa completar tarefas que você mesmo indica para fazer, por exemplo tomar banho ou pegar ônibus. Você pode colocar quantas tarefas quiser, mas cuidado pois algumas, se você não cumprir, perde vida!

As tarefas são divididas em “hábitos”, “diárias” e “afazeres”. Nos hábitos você coloca aquelas que faz todo dia como algo normal, como escovar os dentes, estudar, tomar banho, levar o cachorro para passear etc. Nas tarefas diárias você coloca aquelas que são obrigatórias em certos dias, por exemplo: aula da faculdade, ir para o trabalho, ir para a academia etc. Por fim, os afazeres são aquelas que você tem que fazer só uma vez e terminar, por exemplo um trabalho da faculdade, ler um livro específico ou comprar um remédio.

Olha um exemplo:

habitica exemplo atividades

As atividades no geral tem cores que vão do vinho (muito atrasadas) até o azul forte (em dia, perfeito). Os hábitos tem um botão + ou um – ou os dois (algumas tarefas pode ser apenas negativas, por exemplo comer fastfood, e elas vão apenas tirar sua vida, sem possibilidade de serem positivas e te darem vida; e algumas podem ser apenas positivas). Todas começam amarelas e conforme você clica no +, vão ficando verdes e depois azuis, ou no – vão ficando vermelhas até vinho.

As tarefas diárias não tem + ou -, você clica quando cumpriu aquela tarefa e ela fica cinza; ela também fica cinza se naquele dia você não precisa dela, por exemplo quando não tem aula. No dia seguinte elas reiniciam. Os afazeres começam amarelos e vão ficando cada vez mais vermelhos quanto mais você demora para cumprí-lo, mas quando você o faz ele some.

Além disso, tem mais duas coisas interessantes que você pode fazer para o jogo ficar mais legal: entrar para uma equipe e fazer alguns desafios e missões juntos e também conseguir pets diversos. Vou falar deles agora!

A sua equipe

Você junta-se à equipe quando um líder te escolhe e te adiciona ao grupo dele; para isso, você precisa ir na Guilda, que é pública, e postar dizendo que quer entrar em uma equipe. Depois que estiver na equipe, além de conversar com seus colegas vocês têm 3 atividades principais: (1) finalizar missões que algum dos companheiros convida, (2) cumprir desafios em conjunto e (3) compartilhar habilidades para ajudar a equipe a melhorar suas capacidades (força, percepção etc).

(1) As missões te dão recompensas que podem ser em dinheiro, equipamento para seu personagem, ovos, poções e comidas (esses três últimos são para pets) e/ou uma nova missão (por vezes existem cadeias de missões, que são 3 missões seguidas que formam uma cadeia completa, sendo que o prêmio da primeira ajuda a cumprir a segunda, o da segunda a cumprir a ultima, e o da ultima costuma ser o mais alto e útil). Outra coisa importante é que há níveis de missão, das mais fáceis às mais difíceis.

Como cumprir uma missão? simples, completando suas tarefas diárias e mantendo seus hábitos ao máximo. Se você não cumprir uma ou mais tarefas diárias, perderá vida; se perder toda a vida, você morre, cai 1 nível e perde todo seu ouro. Quando você não cumpre um ou mais das tarefas diárias e está em uma missão ativa, todos da equipe perdem vida. Quanto mais e melhor você fizer suas tarefas, mais atacará o chefão.

(2) Desafios são conjuntos de tarefas de qualquer tipo (podendo misturar-se entre elas) que você é desafiado a cumprir. Normalmente quem aceita o desafio compete entre si e no final quem cumpriu melhor ganha um prêmio. Quem cria o desafio escolhe por quanto tempo ele durará. Por exemplo:

habitica desafio

Nesse desafio o criador colocou dez tarefas, três como diárias e sete como hábitos. Quem faz elas mais vezes, ganha. Há um ganhador por mês nesse desafio, e ele é permanente.

(3) Como eu falei, há mais de um tipo de personagem que você pode escolher. A tabela abaixo mostra como elas são, mas eu vou descrevê-las também.

habitica classes 1

O guerreiro é voltado para a luta, tem como atributo primário a força e causa grandes danos aos chefões, além de ter maiores chances de danos críticos. Ele tem como fraqueza o ganho baixo de experiência de vida (XP) a cada vez, e ele pode compartilhar com o grupo habilidades relacionadas a FORÇA e CONSTITUIÇÃO.

O mago tem a inteligência como atributo primário mas ganha pouco ouro. Ganha experiência rápido e assim passa de nível rápido também; compartilha com o grupo habilidades de INTELIGÊNCIA, além de restaurar o pontos de habilidade do grupo – são os pontos gastos ao compartilhar habilidades.

O curandeiro tem como principal atributo a constituição. Sua fraqueza é causar baixo dano nos chefões das missões, mas também sofre danos baixos quando atacado. Ele tem poder de cura de si próprio e também da equipe, sendo extremamente importante nas batalhas contra chefões. Além disso tem a capacidade de compartilhar habilidades de CONSTITUIÇÃO.

Por fim, o ladino também causa baixo dano nos chefões, mas tem uma alta percepção. Ele encontra maior quantidade de ouro e outros objetos, como os ovos e comidas; ele pode também evitar danos em si próprio causados por tarefas diárias não cumpridas, além de compartilhar habilidades de PERCEPÇÃO.

Como deu pra perceber, cada um tem habilidades a serem compartilhadas com o grupo para equilibrar a equipe e auxiliar nas missões. Agora vamos ver um pouco mais dos bichinhos de estimação que eu amo ❤

PETS

Bem, vamos falar do último ponto e o que eu particularmente mais curto no Habitica e em qualquer jogo: os bichinhos!

Como já citei, há três tipos de objetos que podemos encontrar ao cumprirmos nossas tarefas ou uma missão: ovos, poções e comida.

Os ovos são os pré-bichinhos que ficam no seu inventário quando você os encontra; você deve encontrar uma poção, que também vai para o inventário, para chocar o ovo e dele nascer um mascote. Esses filhotes são de dois tipos: os tradicionais (09 categorias e 10 tipos em cada), mais comuns e que todos podem encontrar a qualquer momento, e os mascotes de missão (29 categorias e 10 tipos em cada), que você só consegue após completar uma Missão Pet.

Não vou colocar aqui a tabela com a imagem de todos eles pois alguns podem preferir a surpresa ao chocar o ovo, mas vou colocar a lista com as categorias e tipos (você pode clicar em cima da palavra tabela para ver a tabela dos tradicionais completa, se tiver curiosidade):

habitica pets

Cada poção de chocar ovo se refere a um dos tipos apresentados (poção básico, poção dourado etc etc). As comidas são os alimentos que fazem seu mascote crescer – você pode acompanhar o crescimento dele a partir de uma barrinha de vida que aparece embaixo dele na página de mascotes E TAMBÉM, quando ele virar adulto, vira uma montaria! Assim que ele virar uma montaria de algum tipo, você pode chocar outro ovo dele daquele mesmo tipo. Vejam as imagens abaixo, elas mostram três exemplos:

habitica pets 1
Dragões mascotes: com barrinha/já rechocado/já virou montaria mas não foi rechocado
habitica pets 3
Dragões montaria: ainda não virou/montaria/montaria
habitica pets 2
Avatar com dragão rechocado e montaria do mesmo tipo.

Assim, para alimentá-los tem duas formas: ou você escolhe um e dá toda comida que encontrar para ele até a barrinha crescer, deixando os outros de lado; ou você descobre qual o alimento que cada tipo mais gosta e sempre alimenta com ele (que dá o dobro de vida pra ele do que o alimento que ele não gosta). Quando eles ganham o alimento preferido eles crescem mais rápido! Por exemplo: se você percebeu que os esqueletos gostam mais de carne, então sempre que encontrar uma carne vai dar para um bichinho esqueleto, até ele virar montaria.

Os alimentos são os abaixo, mas não coloquei na ordem das os tipos, para vocês não saberem facilmente qual é de qual categoria:

habitica comidas

Site x APP

O site eu acho mais completo e com uma visão mais ampla, voce vê lado a lado cada um dos tipos de tarefas, os pets voce também vê uma linha para cada categoria, é mais fácil e simples.

O app serve pra voce usar no seu dia-a-dia, quando não dá pra ficar entrando no site no computador. Eu uso ele estritamente para colocar certas tarefas como cumpridas ao longo do dia, para não deixar pra fazer tudo a noite em casa, vai que não dá tempo ou acabo esquecendo, né?

Apesar disso, o app tem todas as funcionalidades, inclusive alimentar os pets, mas acho mais complicado, e ele as vezes demora para atualizar a tarefa feita ou o alimento dado.


Acho que já falei das coisas principais. Eu adoro o Habitica e me faz realmente cumprir certas coisas que costumo ter preguiça ou empurrar com a barriga. Além de tudo que já falei, vou listar mais algumas coisas divididas em prós e contras.

Prós:

-É ótimo para quem gosta de joguinhos, e de imagens fofas, mas não tem tempo de ficar jogando jogo no pc ou video-game.

-É bem intuitivo.

-Os staffs são super atenciosos.

-Tem eventos e missões sazonais, então o jogo acaba não ficando tedioso depois de um tempo. Há missões também que são para todos do habitica e não apenas para a sua equipe, e você ganha mascotes especiais.

-As missões são de vários tipos e todas elas tem descrições que tem a ver com a ideia do jogo: cumprir suas atividades básicas. Uma missão, por exemplo, é sobre pilhas de louças que pessoas deixaram de lavar, e apareceu um monstro no meio que você tem que combater para limpar toda aquela louça. hahah acho divertido e criativo!

Contras:

-O site as vezes é bem lento para carregar!

-Também é um jogo que mexe com você, então tem como, obviamente, burlar certas atividades, dizer que fez e na verdade não fez. Mas isso vai de cada um, eu confesso que faço isso com o “exercício físico” diário as vezes, ou considero um mero alongamento como exercício, mas é porque tem dia que realmente não dá pra eu fazer uma caminhada nem nada assim.

Bem, é isso, gente. O que vocês acharam?

Espero que tenham gostado. Mais pra frente eu volto com mais uma #dicautil !

Beijos!

Luh

ps: todas as imagens foram retiradas do meu perfil no site habitica.com ou da página da wiki do jogo.

Opine também!